sábado, 14 de julho de 2007

Apoio!

Decidi mais uma vez apoiar a lista alternativa aos órgãos de gestão da Ordem dos Arquitectos SRN. Os motivos que me levam a apoiar esta lista tem a ver com o meu descontentamento com as ultimas direcções, que pouco ou nada tem feito para dignificar a pratica da profissão, e cuja única acção relevante tem sido a protecção dos interesses de um grupo minoritário.

A realidade da pratica da profissão é hoje totalmente diferente e a respeitabilidade do arquitecto na sociedade portuguesa começa pelo respeito dos próprios arquitectos pelos seus colegas de profissão, sobretudo dos mais novos a quem interessa criar condições para que possam exercer a sua profissão de forma digna , em paralelo com os seus colegas de outras profissões ( isto só é possível com regras claras de concorrência entre empresas/ateliers e de relação laboral entre arquitectos).

Só com uma ordem que se dedique claramente á promoção e regulação da pratica de profissão, do ponto de vista ético e disciplinar, promotora da formação e activa na relação com os órgãos de administração e legislativos do estado, se conseguirá um ambiente de concorrência saudável, emprego digno e respeitabilidade da classe.

Pedro Balonas

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Pedro Balonas:

O seu apoio não é só a esta lista, que igualmente apoio e em quem acredito que das palavras surgirão acções, mas também à classe em si, muito em particular a esta nova geração de arquitectos da qual faço parte, que há muito se tornou descrente na dignidade do exercício da profissão, devido à inércia e ao lobby instalados e enraizados nos Órgãos da SRN.
É de salutar e de agradecer a forma como deu a “cara” pelo que acredita publicamente e de fazer com que se volte a acreditar que ainda podemos mudar e instaurar a dignidade há muito esquecida.

Margarida Santos

saramsilva disse...

há tanta coisa a mudar, tanta!
nós estamos cansados dos lobbys, cansados dos concursos de ideias (que pouco ou nada ajudam, visto que apenas se trata em atirar areia para os olhos de todos aqueles que não conseguem entrar no mercado de trabalho-visto que este é controlado pelos "suspeitos do costume").
Num país onde os arquitectos estagiários trabalham horas e horas e não são remuneradas, não pagam nem um café (eu falo por experiência), em que somos obrigados a deixar este país e ir trabalhar para fora, e apesar de não se ganhar nada de extraordinário (normalmente o ordenado mínimo correspondente ao país em que nos encontramos, mas pelo menos pagam!Aqui trabalha-se de BORLA, pois somos obrigados aos estágios e NÃO REMUNERADOS!!
que país é este?? que ordem é esta??
há que mudar, mas também sei que muitas portas se irão fechar!!

Anónimo disse...

A mudança começa em cada um de nós, através de acções e não de lamentações!
E são as ditas “pequenas” mudanças que levam a grandes mudanças, que passa por ASSINAR uma declaração que permite “materializar” a voz de uma candidatura e ao seu programa e exercer o direito que nos assiste que é VOTAR.
Se nada se perde tudo se tem a ganhar!

Anónimo disse...

MEUS AMIGOS QUE SE GANHA, EU NÃO TENHO DUVIDAS.
ERA É NECESSÁRIO ARRASAR.
ERA NECESSÁRIO QUE OS NOSSOS COLEGAS, OS QUE NA REALIDADE ENCONTRAMOS E NOS FALAM "DA PANELINHA" NÃO TIVESSEM MEDO.
AS DECLARAÇÕES VALIDAM UM PROCESSO DEMOCRÁTICO. O VOTO CONFIMA AS NOSSAS VONTADES.
NÃO TENHAM MEDO.
QUEM TEM MEDO SÃO OS "SUSPEITOS DO COSTUME". ELES TEMEM PERDER O POSTO. ELES QUEREM CONTINUAR A TER UMA DUZIA DE ESTÁGIARIOS A CUSTO ZERO.
MAIS, UMA VEZ, TEMOS QUE NOS MOBILIZAR. PEDIR AOS NOSSOS COLEGAS AS DECLARAÇÕES, COMUNICAR-LHES QUE PODEM CONSULTAR O BLOG PARA LEREM O QUE PENSAMOS, MANDAREM-NOS MENSAGENS A DIZER O QUE PENSAM.
NA ORDEM NÃO SIGNIFICA SÓ POR AS COISAS "NA ORDEM", MAS TAMBEM LEVAR OS SEUS MEMBROS A FAZER PARTE DELA "A ESTAREM LA DENTRO".
CAROS COLEGAS, PARTICIPEM.
LEMBREM-SE QUE ALGUNS DÃO VOZ A ESTA VONTADE E ATE PODERIAM ESTAR NOS SEUS ESCRITÓRIOS A TRABALHAR E A "CHULAR O PESSOAL".

ANTONIO LAUNDES

Anónimo disse...

Há que expressar o descontentamento generalizado da classe e a forma de o fazer é através de uma participação activa, VOTANDO!
Desde o início que tenho tentado recolher assinaturas junto de colegas, que de uma forma muito politicamente correcta se esquivam a assinar com mil e uma desculpas, deste comportamento só consigo tirar duas ilações: medo e conformismo. Mas o que eu pergunto é, medo de que? De algum tipo de retaliação de quem agora dirige a SRN, de entrar em algum tipo de lista negra? A democracia existe em Portugal há 33 anos e não tenho conhecimento da existência de nenhuma PIDE.
E o conformismo e a inércia, tão típica do nosso povo… Caros colegas os empregos não são vitalícios, e com as medidas que tem vindo a ser tomadas pelos actuais órgãos dirigentes estamos num verdadeiro ping-pong, hoje são uns sem trabalho, amanhã a situação é inversa. Por alguma razão existe a instituição chamada Ordem, a quem temos de responder e que igualmente nos tem de responder, como membros. Todos temos voz, direito a expressar as nossas ideias e obrigação em melhorar a actual situação, se não por nós pelas futuras gerações, não só na SRN mas como no nosso país.

Uma última nota: no passado dia 14 de Julho, a cidade de Tomar acolheu um encontro, promovido pela OA e aberto a todos os membros, sob o lema “Uma visão local para uma visão global” para e passo a citar, “ para uma reflexão pública e alargada para uma revisão estatuária da Ordem, abrangente e descentralizada, permitindo que todos os membros possam participar”. Esta notícia apenas foi divulgada em www.oasrs.org, mais uma vez a SRN nem se deu ao trabalho de tal divulgação, mostrando mais uma vez que o importante é a auto-promoção!

Margarida Santos

Anónimo disse...

Nunca se esqueçam de que é muito importante que as acções coincidam com o discurso!