sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Programa de Candidatura

Candidatura à SRN da Ordem dos Arquitectos – Mandato 2008/2010

PROGRAMA DE CANDIDATURA

A constituição da Ordem dos Arquitectos foi resultado de um processo consensual entre os arquitectos, e todos gostariamos de nos rever nessa instituição, que nos representa e que tem como primeira atribuição "Contribuir para a defesa e promoção da arquitectura e zelar pela função social, dignidade e prestigio da profissão de Arquitecto...".

Com o fim dos mandatos dos órgãos eleitos verifica-se um profundo distanciamento entre os arquitectos e a sua Ordem, obviamente como consequência de uma actuação pouco objectiva e competente.

A presente candidatura à SRN aponta outro caminho, empenhado na qualificação dos arquitectos e da arquitectura, mais profissionalizante, obrigando-nos a cumprir a vocação da Ordem.

Um caminho que não visa a autopromoção dos intervenientes mas que conta sim, com o seu empenho pela Ordem dos Arquitectos que todos queremos

Maior Participação nos processos de decisão

A Ordem representa todos os Arquitectos é a responsável pela regulação do exercício da profissão, conforme está consagrado nos seus estatutos. Esta função de representação, da responsabilidade do CDN mas partilhada pelos Conselhos Directivos Regionais tem vindo a ser cumprida de forma deficitária, gerando profundo descontentamento entre os membros. É necessário um outro tipo de actuação, mais direccionado para a criação de condições para o exercício da profissão e mais atenta às incidências do processo legislativo que amiúde interfere com os arquitectos. A regulação do exercício da profissão não se compadece com as “distracções” que se tem verificado. É necessário um outro rumo:

Os nossos compromissos:

1) Manter uma intervenção publica regular relativa à pratica da arquitectura e aos processos de contratação por parte do Estado Português;

2) Participar na revisão do Estatuto da Ordem dos Arquitectos, com disponibilidade para novos modelos de organização (eventual centralização e consequente disseminação em pequenos núcleos, eventual criação de novas secções regionais, eventual preparação para um país futuramente regionalizado, etc.).

3) Levar até às ultimas instancias, em articulação e através do CDN as nossas posições sobre a revisão do 73/73.


Melhor Organização dos assuntos internos da Ordem

Como qualquer outra instituição, a Ordem dos Arquitectos necessita de renovar mecanismos de funcionamento que se ajustem às suas necessidades, mas simultaneamente às suas disponibilidades financeiras. A permanente asfixia financeira que se vem tornando rotina é absurdamente constrangedora em relação às necessidades dos arquitectos e compromete permanentemente a qualidade dos serviços prestados, cuja qualidade importa incrementar. É necessário uma reavaliação dos serviços prestados que nalguns casos tem níveis satisfatórios (Internet), mas mas cujo desempenho noutros casos é muito deficiente (ex: assessorias, publicação de acórdãos disciplinares, pareceres, etc.). A eficácia da acção da Ordem dos Arquitectos neste campo traduzir-se-á por eficiência produtiva para cada um de nós;


Os nossos compromissos:

1) Apresentar ao CDN, no prazo de seis meses, proposta de regime diferenciado de quotas, que inclua a redução da quota mínima e ainda outros patamares de contribuição para acesso a seguros de responsabilidade civil profissional, capitalização (caixa de previdência) ou outros;

2) Fomentar a troca de experiências regular entre arquitectos, com trabalhos auto-propostos que permita municiar o Congresso dos Arquitectos e elevar o seu patamar qualitativo;

3) Criar uma cultura de actuação preventiva relativamente às questões disciplinares e deontológicas, no sentido de prevenir, entre outras, situações de concorrência desleal entre membros e conflitos gerados por desconhecimento das regras que nos obrigam;

4) Elaborar um programa integrado de formação, de maior qualidade e a mais baixo custo do que é hoje realizado na SRN. Estabelecer inequivocamente que formação complementar é necessária ao exercício da profissão e que tipo de formação continua interessa aos membros. Ponderar a sua contratualização com entidades externas à Ordem.

Mais Mercado de Trabalho para os Arquitectos



Aos arquitectos compete o desempenho de múltiplas actividades que configuram a profissão, não só por se encontrarem consagradas na Lei, mas também porque através dos tempos foram sendo reconhecidas como actos próprios da profissão.
Em Portugal, fruto de circunstancias diversas, nomeadamente da proliferação de legislação omissa, contraditória etc., muitas dessas actividades são desempenhadas por outras profissões ou simplesmente esquecidas.
O momento actual, de baixa de mercado na construção, é especialmente penalizador para a nossa profissão que vai fazendo a sua afirmação na sociedade de forma ainda pouco sustentada. Importa portanto actuar no sentido de definir e consagrar aquilo que compete aos arquitectos fazer, da forma mais ampla possível.

Os nossos compromissos:

1) Estabelecer, no prazo de um mandato, relações institucionais directas com TODAS as autarquias da área de abrangência da Secção Regional do Norte, direccionando os esforços da Ordem – SRN para regras claras de contratualização, nomeadamente os concursos públicos;

2) Publicar, no prazo de um ano, um Manual da Encomenda de Arquitectura, que torne explicito para todos os agentes, públicos e privados, a contratação de um arquitecto, as suas vantagens e implicações.

3) Ampliar as Bolsas de Profissionais para todas as actividades desempenhadas por arquitectos, como Júris de concursos, Peritos, Avaliadores, etc., bem como para áreas da nossa competência nas quais é ainda escassa a nossa participação (vistorias de habitabilidade, etc.);

4) Promover a marca “Ordem dos Arquitectos” enquanto chancela de qualidade na intervenção dos profissionais, consubstanciada de diversas formas, nomeadamente através de inscrição normalizada nos edifícios projectados por arquitectos.


Sabemos, podemos e vamos fazer melhor



14 comentários:

Anónimo disse...

Cara Na-Ordem:

Evocam vários pontos dos quais estou totalmente de acordo. Nunca é demais salienta-los para educar e munir de respeito e credibilidade a instituição a qual todos pertencemos e em que nem nós próprios acreditamos.
- Auto promoção, lema dos actuais corpos dirigentes da, teoricamente, nossa SRN:
é a última série de “ditas” conferências com o sui generis nome de “A Caminho do País das Maravilhas - jovens arquitectos em Portugal”, aonde é apresentada e promovida uma geração de arquitectos, da qual faço parte, e muitos dos quais me cruzei. Para além de ligações a actual direcção e herança genética, não consigo ver mais critérios de selecção… 100% um tesourinho deprimente, pago pelas nossas cotas.
- Maior Participação na Regulamentação da Profissão:
aonde estavam os representantes da nossa Instituição aquando da última reviravolta do 73/73? Provavelmente em redor da trienal…
- Melhor Organização:
página electrónica da SNR: mais uma vez apenas promove os dirigentes. Não existe informação alguma sobre concursos públicos de ideias (apenas um nome e um número de telefone), assim como a publicação quer de concursos externos e internos para edilidades a tempo e horas. Será assim tão difícil consultar o endereço electrónico do Diário da República todos os dias úteis e transcrever a informação? Muitos são os nossos colegas que procuram emprego e concursos de ideias para participar e por diversas razões não podem todos os dias ler o DR. A inexistência de um forúm aonde não exista censura e possamos lançar alertas, ter opinião e haja interacção de ideias. E muito mais há para falar.
- Mais Mercado de Trabalho:
Que começa pela ética e o exercício da deontologia entre os colegas de trabalho, valores que a actual OA “ensinou” a desrespeitar e se desvinculou.

É tempo de mudar!!!
António Souza

Anónimo disse...

Bingo! 100% um tesourinho deprimente.

Para essas coisas serve, para o que interessa nunca se pode contar com a Ordem dos Arquitectos.

Veja-se agora a questão da Nun' Alvares

Anónimo disse...

amigos

dos programas lemos as ideias,
nos comentários sobresai a necessidade de as por em prática.
...não vamos parar...
temos que "chatear" o nosso amigo para ele "chatear" os amigos dele e todos mostrarmos no dia 18 de outubro o que queremos verdadeiramente para o nosso futuro e para o futuro da ordem profissional que ate hoje só nos tem virado as costas. E desenganem-se aqueles que pensam que até já conhecem o fulaninho ou ate ja trabalharam de borla para eles porque para voces já não há lugar na "panelinha". Portanto, antes que seja efectivamente muito tarde, temos que fazer da ordem um meio para unir profissionais e então, aí sim, podermos dizer que estamos todos NA ORDEM.
...
Já "chateei" os meus amigos.
Eles apoiam.
...
Manuel Caldas

Anónimo disse...

Realmente os actuais corpos dirigentes da SRN são o reflexo deste nosso Portugal de Terceiro Mundo, repletos de Eduardos dos Santos que garantem o seu espólio e asseguram a passagem de testemunho para os "seus".
Aí está algo muito importante, nem como cidadãos, com formação na área, esses senhores e senhoras exercem os seus direitos assistindo a sessões públicas e questionando a UOPG em questão. Quantos deles estiveram nas discussões públicas do PDM do Porto e outras tantas cidades da região norte, como cidadãos e representantes da SRN? Talvez quando daí possam tirar proveitos, elegam a questão da Nun'Alvares como "bandeirinha"!
A mudança é vital e urgente, há que ter Ordem na Ordem.

Carlos Silva

Anónimo disse...

Caros,

Agrada-me o facto de ver que haverá uma alternativa, no momento de votar para estas eleições que se aproximam.
A fim de 3 anos a observarmos o dinheiro das nossas quotas, a ser delapidado, em festas de homenagem a mortos (que duram uma eternidade) e ciclos pseudo-culturais, onde se discute o caminho para a Terra das Cunhas, confesso que ponderava pura e simplesmente em deixar de pagar quotas e exercer a minha profissão num outro país... Foram 3 anos de um espectáculo triste, onde a auto-promoção andou de mão dada com incompetência e até a um certo abuso de poder!
É triste, para não dizer algo bem mais violento e descarado, esta coisa de levar os "amiguinhos" todos com as costas quentes, a dar palestras num passos manuel (que desconfio que está a ganhar bem por cada semana em que cede o espaço a semelhantes criaturas do pântano), para se auto-promoverem e entrarem num lambe botas colectivo. Tudo a ver que orienta melhor para o próximo mandato, e tudo à custa do dinheiro das minhas quotas! Ora não à santo que aguente tanto descaramento!!
Concerteza que vou votar, até porque como tenho as quotas em dia, vou cumprir o meu direito e a minha obrigação.
Votarei em qualquer um que queira ir para lá, que não aqules que já lá estão a delapidar o dinheiro das minhas quotas! Fico aborrecido, para não dizer irado, quando passo na rua pelo actual presidente da SRN(o que acontece por diversas vezes infelizmente), e o vejo ao volante do seu mercedes classe S novo!!! Pelo menos duas jantes daquele monstro germânico foram pagas por mim!! Ora essa, mas estes meninos andam mesmo a brincar connosco!!
Está na hora de mudar, está na hora de votar! Está na hora de os remeter ao pântano de onde saíram!!
Chega de palhaços na SRN!

Anónimo disse...

O mais estranho é que o actual lobby pró hollywood ainda não lançou uma carinha laroca a defender o "burgo", embora se fosse fazer apostas, tipo euromilhões, ficava milionária. Pois a subtileza não se aplica ao actual feudo e como muito bem disseram a amiga "alice" passeia-se pelas Terras das Cunhas, pronta a instalar-se com toda a sua "bagagem"!
Um pequeno aparte, não são três mas sim seis anos de reinado e acredito que estes são os últimos dias da "dinastia", para tal há que exercer o direito que nos assiste o VOTO!
O dia D aproxima-se e há que, como já muito bem disseram, mobilizar esforços e garantir a vitória de quem quer trabalhar para dignificar a profissão.
Cristina Pacheco

Anónimo disse...

Realmente é muito deprimente o actual estado da SRN.
E para resumir os posts já publicados, SRN no seu melhor:

http://www.oasrn.org/entrada.php

Anónimo disse...

Parece que já circula por ai a lista dos candidatos à sucessão.
Mais do mesmo....mas requentado.

Anónimo disse...

E alguém acha que a "Alice" se ia esquecer de reunir para um cházinho das cinco os amigos, Lebre de Março, Arganaz, Chapeleiro e Coelho branco? E o seu gato de Cheshire e a Duquesa que concorda com tudo que Alice diz e sempre encontra a moral de cada coisa, embora raramente uma coisa tivesse relação com a outra.
A Terra das Cunhas...

Anónimo disse...

Ordem onde esta a ordem no ensino na faculdade na profissão?
Cá estamos nos a discutir o sexo dos anjos.
Não vim para ser imediata.
Sou algo, represento um saber, uma responsabilidade para com a sociadade.
Quem me rege quem me vincula quem me sanciona.
A Ordem?
Interesses, elos, circuitos ou regras e principios para com a sociadade.
Vamos ser realistas não utopicos vamos ser idealistas não retrogados.
Ditomias.
Sou, somos, facção de nós, daquilo que somos, é o unico principio que posso vincular.

Anónimo disse...

Cara Colega:

A descrença é o sentimento que “povoa” toda a nossa classe, desde que está foi desacreditada publicamente por órgãos eleitos por nós, basta ver os posts editados e conversar com colegas. Contudo acredito que os ciclos existem para serem fechados e assim se poder iniciar novos projectos e legítimos.
E não me parece que desejar e lutar por melhor seja o sexo dos anjos, pior é a lamúria e nada fazer.
A descrença não se pode transformar em apatia e só é eleito quem queremos. Temos a “arma” mais poderosa de todas nesta “guerra” silenciosa de ganância pelo poder, o VOTO, que é um direito e um dever!
Se estamos descontentes há que expressá-lo, votando.
Dia 18 de Outubro estarei na sede da SRN votando Na-Ordem.
António Souza

Anónimo disse...

Ideias pela Ordem em a-cidade-das-pessoas.blogspot.com

Feedback bem vindo, comentários não censurados.

Anónimo disse...

Parabéns pela candidatura e força !

Anónimo disse...

xiiiiiiiiiiiiii!